15.1.16

Notícias da Europa


A câmara de Paris planeia banir os veículos a gasóleo na cidade nos próximos 4 anos. Sabe-se hoje que se trata de veículos muito mais poluentes e que as substâncias libertadas pela combustão do gasóleo causam cancro (ver aqui), tendo a Organização Mundial de Saúde inscrito essas substâncias no grupo das substâncias comprovadamente cancerígenas (Londres também planeia restringir o acesso de veículos a gasóleo à cidade, impondo uma taxa de quase 30 euros por cada entrada na cidade).  

Esta medida insere-se num plano mais vasto. A autarquia parisiense quer acabar com o domínio do carro particular na cidade e devolver aos peões espaço público citadino que o automóvel foi ocupando. Paris planeia, por exemplo, reduzir os lugares de estacionamento automóvel ao ritmo de
55 000 lugares por ano, bem como realizar um grande investimento na melhoria da rede de transportes públicos e na melhoria das condições de circulação de peões e de bicicletas.

Depois do sucesso do encerramento de parte de uma via rápida que atravessava a cidade, Paris planeia agora encerrar a outra metade da mesma via rápida, entregando o respetivo espaço aos peões, a partir de Setembro. 

Imagem de como ficará o espaço da via rápida a encerrar este ano.

Paris experimentou, há pouco mais de três meses, o primeiro dia sem carros na cidade. Com a oposição da polícia, que não autorizou que a medida se estendesse a toda a cidade, um terço da cidade ficou, durante um dia, livre da circulação de carros. A experiência foi um sucesso e a diminuição registada nos níveis de poluição atmosférica em vários locais da cidade foi notável.

Dia sem carros em Paris, Setembro de 2015.

Já são menos de metade os parisienses que possuem carro.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário