29.5.15

Fusão entre REFER e Estradas de Portugal, Capítulo XXXVIII

_
Foi hoje publicado em Diário da República o diploma que procede àquela que é, provavelmente, a fusão pública mais disparatada das últimas décadas: a fusão entre a Estradas de Portugal e a REFER.

A publicação deste diploma é ainda apenas um passo intermédio de um processo de fusão dantesco e interminável, que tem consumido recursos humanos e financeiros ao longo de muitos meses (há 6 meses, o então Presidente da REFER chegou mesmo a queixar-se publicamente dos problemas causados ao funcionamento da empresa – e no dia seguinte foi “transferido” pelo Governo para outra empresa pública), tudo com vista à criação de uma gigantesca empresa que será um monstro muito difícil de gerir.

P.S. - Para se ter uma ideia da duração absurda deste processo de fusão: nos termos do diploma agora publicado, a nova empresa é declarada em situação de reestruturação até 31 de dezembro de 2017.

P.S. II - A empresa gestora da rede ferroviária nacional, que sempre esteve sedeada numa estação ferroviária, passa a ter a sua sede na praça de portagens de uma autoestrada. Eis um bom símbolo do que esta fusão vai representar para a ferrovia portuguesa.
SPACE 

Sem comentários:

Enviar um comentário