9.12.14

Notas de um país surreal

_
Terça-feira, 9 de Dezembro de 2014:

Durante a longa espera, numa sala de espera de um hospital, por uma consulta marcada, passo, de vez em quando, os olhos pelo televisor e nem acredito naquilo que vejo: num dia de trabalho normal, a Ministra da Agricultura deste país está num estúdio de televisão, em direto, num daqueles programas para donas de casa e reformados (com o lindo título “Você na TV!”), revelando fotos da sua vida privada (era esse o assunto: a revelação de fotos da vida privada da ministra). Aparentemente, a Ministra da Agricultura não tem mais nada para fazer.  

Ricardo Salgado aproveitou a sua passagem pela Assembleia da República para, numa declaração lida aos deputados durante mais de uma hora, “defender a sua honra e a da sua família”, depois de meses de silêncio. Como se não tivesse sido convocado para depor numa comissão de inquérito. Como se se tratasse de uma conferência de imprensa, dada por um ex-banqueiro nas instalações de um órgão de soberania, em direto para os canais de televisão.

Em 2013, o Governo criou um grupo de trabalho para produzir um relatório sobre a definição das infraestruturas prioritárias na área dos transportes a executar no país até 2020. Depois de reunir dezenas de vezes durante vários meses, o grupo de trabalho apresentou o seu relatório em Janeiro deste ano, concluindo por 30 projetos no valor global de 5,1 mil milhões de euros. O relatório esteve depois 2 meses em discussão pública, após o que o Governo tomou a sua decisão, basicamente coincidente com as propostas do grupo de trabalho, mas com um valor global de investimento de 6,1 mil milhões de euros.
Hoje, 8 meses depois, o Governo entregou à Comissão Europeia uma lista de outros 113 projetos de investimento em infraestruturas no valor total de 30,5 mil milhões de euros, dos quais 10,5 mil milhões de euros para infraestruturas de transportes, metade dos quais a serem gastos até 2017. Apesar de este valor ser bastante superior ao dos 30 investimentos aprovados em Abril, estes projetos não mereceram qualquer estudo tornado público, nem tão-pouco uma discussão pública – e nem sequer sabemos que projetos são, porque o Governo ainda nem se deu ao trabalho de dar essa informação aos portugueses.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário