12.2.14

Investimento no setor ferroviário: questões por esclarecer

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O presidente da REFER disse ao jornal Público que só há dinheiro para os quatro primeiros dos oito projetos ferroviários considerados prioritários no relatório do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GT IEVA), afirmou que um dos projetos que seguramente vai avançar é a conclusão da modernização da linha do Norte, e acrescentou que espera poder começar em 2017 a obra de construção da linha de mercadorias entre Évora e Caia (que não é nenhum daqueles quatro projetos).

Perante isto, cabe perguntar: é o presidente da REFER que decide quanto dinheiro é que vai ser investido na ferrovia portuguesa até 2020? Ou essa decisão cabe, como seria expectável, ao Governo, depois de terminada a consulta pública do relatório? Ou a decisão já está tomada pelo Governo, e daí o presidente da REFER já saber que só vai ser disponibilizado metade do dinheiro previsto naquele relatório para a ferrovia? A consulta pública do relatório (iniciada na semana passada e que se prolongará até ao final de Março) é apenas uma farsa?
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