25.7.13

Música do Pombal XI: Life is fine

_
Descendente de checos e de alemães, Rainer Ptácek nasceu em Berlim Leste e viveu a partir dos 5 anos nos EUA. Guitarrista e músico de blues e de folk relativamente desconhecido (mesmo nos EUA), editou uma dúzia de álbuns entre 1979 e 1996, ano em que lhe foi diagnosticado um cancro no cérebro, sem que tivesse seguro e dinheiro para os tratamentos. Para uma angariação de fundos, Howe Gelb e o
ex-vocalista dos Led Zeppelin, Robert Plant, organizaram um álbum de tributo ao músico, editado em 1997, e no qual o próprio Rainer participou em meia dúzia de canções. Rainer acabaria por morrer ainda em 1997 (aos 46 anos), quatro meses depois de ter sido editado esse disco, do qual faz parte este “Life is fine”, recriação de uma música do seu quarto disco (1986), baseada num poema de Langston Hughes, e aqui cantada pela cantora de jazz Madeleine Peyroux (então em início de carreira), com Rainer Ptácek na guitarra, num "casamento" perfeito:
SPACE
SPACE
I went down to the river,
And I Sit down on the bank.
I thought about my baby
So I jumped in and sank.
SPACE 
But I came up once and hollered
I came up twice and cried.
But I'll be doggone
If you´re ever gonna see me die for love.
SPACE
I took the elevator
Sixteen floors above the ground.
I thought about my baby
I thought I might have to jump down.
SPACE
You may hear me holler
You may see me cry.
But I'll be doggone
If you´re ever gonna see me die for love.
SPACE
I went up in a tower
Tall as a tree is tall.
Thought about my baby
Thought I may let my fool self fall.
SPACE
You may hear me holler
You may see me cry.
But I'll be doggone
If you´re ever gonna see me die for love.
SPACE
‘Cause life is fine!
Life is fine!
Life is fine!
SPACE
© 1997 Madeleine Peyroux & Rainer Ptácek
Música (original): © 1986 Rainer Ptácek
Letra: adaptação, por Rainer Ptácek, do poema "Life is Fine, de Langston Hughes
SPACE
(este disco de tributo, que foi um rotundo fracasso de vendas em Portugal e chegou a ver-se à venda nas lojas por 1 €, é hoje uma raridade. Em 2012, foi editada uma nova versão, sem duas das músicas da versão de 1997, mas com seis novas músicas)
SPACE       

Sem comentários:

Enviar um comentário