13.11.12

A estrela cadente

SPACE
Foram aprovados novos cortes na Grécia. Cortes no setor da saúde; cortes na educação; corte de 22% no salário mínimo nacional; cortes nos salários dos funcionários públicos; cortes nas pensões de reforma e nas prestações sociais; despedimento de mais 15 mil funcionários públicos, depois de serem colocados durante um ano numa “reserva de trabalho” a ganhar 60% do ordenado atual; etc.
SPACE
Em 2013, a Grécia atingirá o sexto ano consecutivo de recessão. Prevê-se uma queda no PIB de 4,5%. A taxa de desemprego sobe todos os meses desde há vários anos e atingiu 25,4% (novo recorde) em Agosto, sendo de 58% (!) a taxa de desemprego nos jovens (mais do dobro de 2009). De acordo com as novas previsões, a redução do défice em 2013 será quase insignificante: de 6% para 5,2%. A dívida pública subirá dos atuais 175% para 190% do PIB. Todas as previsões continuam, porém, a falhar, devido a uma recessão económica sempre “pior do que a prevista”, provocada pelas anteriores medidas de austeridade. No início de 2012, previa-se que em 2020 a dívida pública grega viesse a ser de 120%; dez meses depois, a nova previsão aponta para 150% (repete-se, para 2020: daqui a oito anos!). A União Europeia vai agora conceder mais dois anos à Grécia para o cumprimento do seu programa de “reajustamento” (como lhe chamam).
SPACE
Como é sabido, quando olhamos para uma estrela distante no espaço, estamos a ver um passado longínquo. É possível que, ao olharmos para a Grécia de hoje, estejamos a ver, em maior ou menor medida, o nosso futuro próximo.
SPACE   

Sem comentários:

Enviar um comentário