13.11.12

Ainda ganhamos mais do que os tunisinos (e assim não vamos longe)

SPACE
Os jornais da Beira Baixa noticiam esta semana que uma empresa alemã (a Steiff) sedeada há mais de 20 anos em Portugal (em Oleiros) pretende encerrar a fábrica e transferir a produção para a Tunísia.
SPACE
Ao que parece, a fábrica (que produz dos mais famosos bonecos de peluche)
SPACE
(ainda há pouco tempo a chanceler alemã Angela Merkel foi fotografada a oferecer um desses bonecos a Sarkozy, quando nasceu a filha deste)
SPACE
dá lucro todos os anos; as encomendas não param de crescer; a fábrica está instalada num terreno camarário, pelo qual a empresa não paga um cêntimo; a empresa também não paga derrama, graças à isenção concedida pela autarquia; a administração da empresa alemã, de boa saúde financeira, já recebeu do Ministério da Economia a garantia da concessão de apoios financeiros adicionais. Mesmo assim, a produção vai ser transferida para a Tunísia. A administração da empresa invoca, designadamente, o preço da mão-de-obra.
SPACE
Isto vem, mais uma vez, chamar a atenção para a necessidade imperiosa de uma grande desvalorização dos salários dos portugueses, no sentido de tornar o país mais competitivo. Ainda ontem, a chanceler alemã, em visita rápida ao nosso país, afirmou que «Portugal é um exemplo de que a competitividade pode ser melhorada». E tem toda a razão. Tudo o que nos últimos anos já se cortou no rendimento dos portugueses que trabalham não chega. Como se vê, é imprescindível ficarmos com salários abaixo dos da Tunísia (segundo apurou o Pombal do Marquês, o salário mínimo nacional na Tunísia é de cerca de 120 € mensais e o salário médio dos tunisinos é de 250 € por mês). O Pombal do Marquês sugere mesmo, como meta a atingir, o nível salarial médio da Serra Leoa. Pelo menos, sempre ganhávamos alguma coisa em coerência.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário