16.9.11

A sexta língua mais falada no mundo II – Ainda o naming da estação de metro (station)

SPACE
O problema dos processos de negação é que mais tarde ou mais cedo acabamos por ter de enfrentar a realidade:
SPACE
SPACE
Todas as placas com o nome da estação de metro (station), nas plataformas de ambas as linhas que passam na estação Baixa-Chiado (linha verde e linha azul), foram mudadas.
SPACE
Embora o nome “Blue Station” apareça reproduzido nos corredores da estação, ele não consta daquelas placas, nas quais o nome da estação termina em “PT” (possivelmente porque o “Blue Station” já não cabia – e é pena).
SPACE
Por seu turno, nos corredores desta estação projectada pelo arquitecto Siza Vieira, que a concebeu como uma estação branca (daí chamar-se agora Blue Station) onde as únicas cores seriam as das pessoas, além das inúmeras projecções coloridas agora espalhadas pelas paredes da estação, as luzes brancas anteriormente apontadas para o tecto…
SPACE
A estação, antes de ser station.
SPACE
…são agora amarelas e estão direccionadas para o chão, e o tecto está agora iluminado por focos de um azul que - estou firmemente convencido disso – me vai causar insónias nas próximas noites.
SPACE
SPAC
I
"Useful"
I
Ainda por exigência de Siza Vieira, a estação Baixa-Chiado era a única estação da rede de metro lisboeta sem qualquer tipo de publicidade. Agora, o logótipo da PT, além de estar nas entradas da estação…
SPACE
SPACE
SPACE
…e em todos os diagramas da rede colocados em todas as carruagens de todos os comboios que circulam na rede de metro lisboeta...
SPACE
SPACE
…"só" está presente em todos os acessos às plataformas da estação (escadas rolantes e corredores)…
SPACE
A ex-estação branca de Siza Vieira.
SPACE
Os passageiros do metro lisboeta podem agora ver as news nas paredes da station, e só é pena que não tenham sido disponibilizados uns banquinhos (muito coloridos, de preferência) para as pessoas se sentarem.
SPACE
…em todas as placas identificadoras da estação…
SPACE
SPACE
…em todos os diagramas das linhas verde e azul colocados nos acessos às respectivas plataformas desta estação (e de todas as outras estações dessas duas linhas)…
SPACE
SPACE
…e em todos os diagramas da rede colocados nos átrios e nas plataformas desta estação (e de todas as estações da rede de metro de Lisboa):
SPACE
Uma vez que o presidente do Metropolitano de Lisboa já anunciou que a experiência é para repetir noutras estações e com outras empresas, em breve, nos diagramas da rede de metro haverá publicidade a uma empresa no nome de cada estação e é provável que assim fiquemos com a sensação de estarmos a ver a planta de um centro comercial - o que é óptimo, porque, como se sabe, os portugueses adoram centros comerciais e talvez assim passem a andar mais de transporte público.
SPACESPACE
Tirando isto, não há o mais pequeno indício de publicidade à PT. Que se calem, pois, as más-línguas que insistem em falar no tradicional desrespeito português pelos projectos arquitectónicos: fosse Siza Vieira um arquitecto um pouco mais criativo e teria certamente concebido a estação (station) tal como a podemos ver hoje. De resto, o branco já nem está na moda.
SPACE
Orgulhoso está o Metropolitano de Lisboa que, no seu sítio, além de nos informar que esta estação fica localizada numa zona onde a restauração tem “uma intensidade maior” (e o que eu gosto de restaurantes mais intensos!), faz também questão de frisar que a PT é “a primeira marca institucional do mundo a personalizar e explorar o branding e naming rights de uma estação de metro”.
SPACE
Os responsáveis do Metropolitano de Lisboa parecem, pois, estar surpreendidos por mais ninguém no mundo se ter lembrado de vender o naming rights de uma station de metro a uma empresa. É estranho, de facto...
SPACE
(surpreendentemente, têm-se multiplicado as vozes críticas e as moções indignadas contra esta exploração do branding e do naming rights na Baixa-Chiado PT Blue Station. É o costume: os portugueses estão sempre prontos para dizer mal de tudo...)

Sem comentários:

Enviar um comentário