9.9.11

A sexta língua mais falada no mundo I

SPACE
Quem me conhece sabe que tenho dificuldade em acordar. É meio a dormir que ouço as primeiras notícias do dia, e mais tarde entro em processo de negação (o sono ajuda) e convenço-me de que algumas coisas inacreditáveis que ouvi eram apenas piadas do Portugalex.
SPACE
Hoje de manhã, com um olho aberto e outro fechado e metade da minha actividade cerebral suspensa, ouvi que a estação de metro Baixa-Chiado, em Lisboa, é agora patrocinada pela PT e passou a chamar-se Baixa-Chiado PT Blue Station (e comecei a imaginar a feroz concorrência a entrar em acção: a Praça do Comércio Vodafone Square, o Eduardo VII Optimus Green Park, a Ferreira Borges Mota-Engil Yellow Street, a Avenida da Liberdade Galp Energia Traffic Jams e assim por diante).
SPACE
Há pouco confirmei a notícia (em vídeo e tudo, com muita gente a dançar na inauguração ontem à noite, numa fascinante festa de luz e som que deve ter deixado maravilhados os passageiros que tentavam a custo passar no meio da confusão, eles já de si decerto satisfeitíssimos com o magnífico serviço que o Metropolitano lhes presta à noite, quando se chega a esperar 10 minutos ou mais por um comboio), mas sinceramente (sem ironias) custa-me muito a acreditar que tenham chegado ao ponto de mudar as placas do nome da estação: os jornalistas às vezes são muito exagerados (ainda estou em processo de negação).
SPACE
Aquilo que me deixa mais na dúvida é que estamos a falar do presidente da PT, que, por sinal, esteve ontem presente na inauguração da estação Baixa-Chiado PT Blue Station. O presidente da PT foi há dois meses distinguido na 24.ª edição dos Investor Relations & Governance Awards (como já devem ter adivinhado, trata-se de um evento português, realizado em Portugal e promovido pelo jornal português Diário Económico) como “melhor CEO em Investor Relations” ("CEO" lê-se “Ci  i  ou”. Em português diz-se “director executivo”, mas não tem tanta pinta). E eu acho que o prémio lhe fica muito bem. Se não percebem porquê, deixo-vos esta pérola de dois minutos, constituída por excertos de um depoimento do dito senhor na Comissão de Ética da Assembleia da República:
SPACE
SPACE
SPACE
Para quem não sabe: a língua portuguesa é a sexta língua mais falada em todo o mundo, como língua nativa ou segunda língua. Como língua nativa, é a quinta língua mais falada no mundo.
SPACE
(Este artigo é especialmente dedicado à Xana)
SPACE
Continua em:
A sexta língua mais falada no mundo II – Ainda o naming da estação de metro (station)
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário