7.9.11

Novos horários na Linha de Cascais: serviço pior e mais caro

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A Linha de Cascais está prestes a assistir à alteração de horários mais profunda dos últimos anos. A incompetência da CP é a do costume: a poucos dias da entrada em vigor dos novos horários, poucos utentes saberão das alterações. Para a maior parte dos utilizadores do comboio, o serviço piora, enquanto o seu custo aumenta. É a aposta portuguesa na mobilidade sustentável…
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A cidade de Lisboa está diariamente inundada de carros, num excesso completamente absurdo que continua a minar a qualidade de vida na cidade. Muitos dos carros – centenas de milhares! – vêm de fora, principalmente de outros pontos da Região Metropolitana de Lisboa. Enquanto noutros países da Europa estes movimentos pendulares diários são há muito desincentivados, quer pela imposição de restrições ao tráfego e ao estacionamento automóvel, quer pela aposta nos transportes públicos, a Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa continua a ser uma miragem e os governos nacionais e as autarquias da região – Lisboa incluída – têm, contra a tendência actual, incentivado mais a utilização do carro particular do que o transporte público (ainda que o discurso seja muitas vezes outro), numa política suicida e a todos os títulos incompreensível e prejudicial para a região e financeiramente ruinosa para o país.      
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O caso da Linha de Cascais é paradigmático. Enquanto se têm gasto rios de dinheiro (e/ou endividado o Estado para os próximos anos) a construir ou a alargar auto-estradas, vias rápidas, variantes, túneis, estradas, estradinhas e outras obras ignóbeis em contra-ciclo, com o objectivo de “melhorar os acessos” para quem se desloca de carro, o Estado desistiu da prometida modernização da Linha de Cascais e da anunciada aquisição de uma nova frota de comboios. A ligação ferroviária entre Cascais e Lisboa foi, pela incúria de quem nos tem governado nas últimas décadas, alvo de um forte desinvestimento, cujos resultados estão à vista: uma progressiva degradação do serviço.
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Nos últimos anos, as supressões de comboios nas horas de ponta (principalmente os chamados “semi-rápidos” de São Pedro) foram-se tornando cada vez mais frequentes, até se atingir uma situação insustentável em 2011. Após a invocação, por parte da CP, de sucessivas desculpas balofas cuja falta de fundamento era evidente, a verdadeira razão foi recentemente revelada (e finalmente admitida pela empresa transportadora): já não há frota suficiente para assegurar o cumprimento dos actuais horários.
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É neste contexto que surge a agora anunciada alteração profunda de horários (nos dias úteis) a partir de 18 de Setembro.
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Número de comboios diminui
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Apesar de a CP apresentar as alterações como se de uma mudança positiva se tratasse, com uma senhora muito sorridente a apontar para um relógio, grande parte dos utentes têm poucas razões para sorrir. O número de comboios em circulação na Linha de Cascais vai diminuir: em vez dos actuais 268 comboios diários (135 no sentido Cascais–Lisboa e 133 no sentido inverso), passarão a circular 251 comboios (125 no sentido Cascais–Lisboa e 126 no sentido inverso).  
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A supressão de comboios afecta, principalmente, os períodos das horas de ponta, que são aqueles durante os quais se deslocam a esmagadora maioria dos passageiros.
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O fim dos comboios semi-rápidos
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Uma das mudanças principais constitui a supressão da totalidade dos comboios semi-rápidos da Linha de Cascais.
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De acordo com os horários ainda em vigor, há três tipos de comboios a circular na Linha de Cascais nas horas de ponta:
- Comboios rápidos, entre Cascais e Lisboa (Cais do Sodré);
- Comboios semi-rápidos, entre São Pedro do Estoril e Lisboa – que circulam apenas nas horas de ponta;
- Comboios lentos, entre Oeiras e Lisboa – que param em todas as estações e apeadeiros.
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Com os novos horários, todos os 41 comboios semi-rápidos serão suprimidos, passando a circular apenas, nas horas de ponta, os rápidos Cascais-Lisboa e os lentos Oeiras-Lisboa.
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O número de comboios rápidos e lentos aumenta um pouco, mas este aumento é em número inferior ao dos comboios semi-rápidos que vão ser suprimidos. Por outras palavras, vai haver menos comboios a circular nas horas de ponta na Linha de Cascais.
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Deslocações menos rápidas
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Por outro lado, com o desaparecimento dos semi-rápidos de São Pedro, a proporção de comboios lentos, no total de comboios em circulação nas horas de ponta, vai aumentar.
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Como se isso não bastasse, enquanto os comboios lentos continuarão a demorar o mesmo tempo entre Lisboa (Cais do Sodré) e Oeiras (24 minutos), os comboios rápidos vão passar a ser ligeiramente menos rápidos, dado que, para compensar a supressão dos comboios semi-rápidos, vão passar a parar em mais duas estações (Parede e Carcavelos): o comboio dito “rápido” vai passar a parar em todas as estações e apeadeiros entre Cascais e Oeiras.
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A supressão da totalidade dos comboios semi-rápidos vai implicar um serviço de pior qualidade para muitos passageiros, ainda que outros fiquem beneficiados com as mudanças, dependendo dos percursos feitos. Se entre São Pedro do Estoril e Cais do Sodré a viagem passará, na hora de ponta, a durar 25 minutos, contra os 26 actuais, já para quem se desloque, por exemplo, entre São Pedro e a estação lisboeta de Santos a viagem passará a demorar 32 minutos, em vez dos actuais 24 (a duração do trajecto aumenta um terço!); para o passageiro que faz diariamente o percurso entre Oeiras e a estação lisboeta de Santos, a viagem, que hoje dura 16 minutos (no semi-rápido), passará a demorar 22 minutos (a duração do trajecto aumenta quase 40%!); para quem vá de Paço de Arcos até à estação lisboeta de Alcântara, a viagem passará a demorar 14 minutos, em vez dos actuais 10 minutos; se o destino for a estação lisboeta de Santos, o trajecto demorará 17 minutos, em lugar dos 12 minutos actuais; e isto apenas para citar alguns exemplos.
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Cadência de comboios
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A cadência dos comboios, nas horas de ponta, vai também mudar. Muitos passageiros ficarão um pouco beneficiados, mas muitos outros (certamente a grande maioria) passarão a dispor de um serviço de pior qualidade.
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Assim – nas horas de ponta, repete-se -, nas estações e apeadeiros de Cascais, Monte Estoril, São João do Estoril, Parede, Carcavelos, Santo Amaro, Caxias, Cruz Quebrada e Belém, os comboios vão, com os novos horários, passar a partir de 12 em 12 minutos (em qualquer dos sentidos), quando actualmente partem de 15 em 15 minutos – o que significa que os utentes destas estações passam a usufruir de mais um comboio por hora.
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Nas restantes estações, o serviço piora, e nelas se incluem quase todas as estações com maior movimento de passageiros:
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- Nas estações de São Pedro do Estoril, Paço de Arcos e Santos, em vez dos actuais 3 comboios em cada período de 15 minutos, vai parar um comboio de 12 em 12 minutos – o que significa menos três comboios por hora.
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- Nas movimentadas estações de Cais do Sodré, Oeiras, Algés e Alcântara, os utentes vão passar a dispor de três comboios em cada período de 12 minutos, contra os actuais quatro comboios em cada período de 15 minutos – o que significa menos dois comboios por hora.
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Se a maioria destas alterações não é catastrófica, é bom ter em conta que há muito que os utentes desta linha aguardam por uma melhoria do serviço – várias vezes prometida pelos governantes –, que não é piorando a qualidade do serviço que se incentiva as pessoas a trocar o carro pelo comboio e que os passageiros deste transporte público estão a pagar cada vez mais por um serviço cada vez pior (e este ano os preços já aumentaram mais do que uma vez).
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Mudança de horários e falta de informação
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Os novos horários vão entrar em vigor no dia 18 de Setembro, ou seja, daqui a pouco mais de uma semana. Mas a esmagadora maioria dos utentes desconhecerá ainda que vai haver mudança de horários. As poucas pessoas que recebem a “newsletter” da CP foram, há poucos dias, informadas das alterações. Mas para as restantes a informação prestada é praticamente nula.
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Com efeito, no sítio da CP na internet, na página da Linha de Cascais e na página dos horários da Linha de Cascais, não há nenhuma informação.
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Nos comboios, não há qualquer informação.
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Interior de um comboio (em 7/9/2011): muitos papéis afixados, mas nenhuma informação sobre a mudança de horários.
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Nas estações, a informação prestada resume-se, pelo menos em algumas estações, a uma folha colocada em local em que ninguém repara.
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Estação de Oeiras, 7/9/2011. A seta azul aponta para o único sítio onde existe informação sobre a mudança: o "mini-cartaz" que se vê na imagem seguinte.
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Os horários não estão disponíveis nas estações. E quem os pede nas bilheteiras obtém como resposta que “ainda não há”.
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O “ainda não há” está para além de toda a compreensão: falta pouco mais de uma semana para a entrada em vigor dos horários e, além da supressão de todos os comboios semi-rápidos, os horários de partida de grande parte dos comboios vão mudar, sendo que os passageiros estão há anos habituados aos mesmos horários e não andam todos os dias a procurar informação sobre os horários nas estações.
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A mudança vai ser muito grande. Assim, por exemplo, quanto aos comboios lentos, no sentido Lisboa-Oeiras cerca de metade dos comboios vão mudar de horário, e no sentido Oeiras-Lisboa todos os comboios mudam de horário. No que diz respeito aos comboios de Cascais a Lisboa, a esmagadora maioria dos comboios (56 em 69) vão mudar a sua hora de partida, sendo que nas horas de ponta só há um comboio que mantém a actual hora de partida: todos os outros mudam de horário; nas estações intermédias, a hora de partida de praticamente todos esses comboios vai mudar, em ambos os sentidos.
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Estamos, portanto, perante a mais profunda mudança de horários na Linha de Cascais dos últimos anos. A falta de informação por parte da CP revela uma incompetência muito difícil de compreender.
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Pior, só mesmo a CP apresentar estas mudanças como positivas.
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E assim se vai promovendo a mobilidade sustentável em Portugal…
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(enviei este texto hoje à CP; pode ser que tenham alguma vergonha na cara e passem a tratar os utentes com mais respeito)
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ACTUALIZAÇÃO EM 15 DE SETEMBRO DE 2011:
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Pensará o leitor menos habituado a estas coisas que, entrando os novos horários em vigor este domingo, dia 18, e estando nós no final do dia 15, quinta-feira, entretanto a CP já terá divulgado amplamente a grande alteração de horários que vai ocorrer.
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Puro engano.
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Na estação de Oeiras, acima retratada, a CP colocou agora, ao lado do "mini-cartaz", uns "mini-horários", tão "mini" que passam tão despercebidos aos passageiros como o dito mini-cartaz:
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Estação de Oeiras no início da tarde do dia 15 de Setembro de 2011. A seta azul aponta para os "mini-horários" agora colocados ao lado do "mini-cartaz".
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À esquerda na imagem anterior, repare-se num aviso colocado numa coluna no acesso dos passageiros à plataforma da estação (um aviso que nada tem a ver com os novos horários). Todos os passageiros reparam nele.
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Muitas das estações desta linha dispõem de altifalantes, que podiam ser utilizados para ir passando uma gravação anunciando a alteração de horários a partir de domingo.
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Nas raras ocasiões em que, nesta linha, a CP tem um assomo de competência em matéria de informação dos seus clientes, avisos são colocados nas plataformas das estações e no interior das carruagens dos comboios, de modo a não passarem despercebidos - mas, relativamente aos novos horários, essa informação continua a não existir no final do dia de hoje, penúltimo dia útil antes da entrada em vigor dos novos horários...
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Horários em papel, para disponibilização aos passageiros, também ainda não há.
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Tanta incompetência não é fácil...
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ACTUALIZAÇÃO EM 16 DE SETEMBRO DE 2011:
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Enviada hoje uma reclamação para a CP por ainda não terem sido disponibilizados em papel os horários que vão entrar em vigor depois de amanhã, a resposta, dada menos de uma hora depois, foi a de que os horários estavam disponíveis para consulta na internet. De facto, os horários estão no sítio da CP na internet, mas num local nada óbvio: não estão na página da linha de Cascais; não estão na página dos horários da linha de Cascais; não estão na secção "informações e alterações de tráfego" referentes à linha de Cascais; não estão nos avisos, que são um meio utilizado pela CP para anunciar alterações à circulação (estão lá, por exemplo, alterações ao horário da linha do Minho ou da linha do Douro); o único sítio onde os novos horários estão disponibilizados é na secção "notícias", e mesmo assim nem sequer aparece referência nenhuma na primeira página...
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...sendo necessário ir procurar, nas notícias mais antigas, uma notícia de 31 de Agosto (!!):
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Esse é, repete-se, o único local onde há informação sobre a alteração profunda de horários que vai entrar em vigor na linha de Cascais daqui a pouco mais de 24 horas! Tanta incompetência é mesmo possível?
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ACTUALIZAÇÃO EM 17 DE SETEMBRO DE 2011:
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Para a posteridade:
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Sítio da CP na internet, hoje, 17 de Setembro de 2011, véspera da entrada em vigor dos novos horários da linha de Cascais: lista das "alterações de tráfego" para amanhã, 18 de Setembro:
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Nenhuma menção à alteração de horários na linha de Cascais.
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Página dos horários da linha de Cascais:
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Nenhuma informação sobre a alteração de horários. O "aviso" que aí é referido é este:
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Página das "informações e alterações de tráfego" da linha de Cascais:
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Para amanhã (e para os dias seguintes), não há nenhuma informação...
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Por vezes ouve-se defender a tese de que a degradação progressiva do serviço desta linha, incluindo a inacreditável falta de informação sobre alterações à circulação (nomeadamente, supressão pontuais de comboios), que se tornou um triste hábito, é propositada, destinando-se a preparar terreno para uma "mais fácil" aceitação de uma futura privatização da linha. E somos cada vez mais tentados a acreditar nisso...
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ACTUALIZAÇÃO EM 18 DE SETEMBRO DE 2011:
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Hoje, 18 de Setembro de 2011, entraram em vigor os novos horários da linha de Cascais. Na página da linha de Cascais do sítio da CP da internet, continuam a aparecer unicamente os horários antigos...
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ACTUALIZAÇÃO EM 19 DE SETEMBRO DE 2011:
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«Tu acreditas que estes filhos da p... alteraram os horários todos sem avisar as pessoas?! Achas isto normal?! Estou lixado, não vou conseguir chegar lá a horas!", barafustava ao telemóvel um passageiro muito irritado ao sair da estação de Oeiras, hoje de manhã.
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(um dia depois de terem entrado em vigor, os horários estão finalmente acessíveis na internet; nas estações, continuam a não ser disponibilizados aos passageiros os horários em papel)
SPACECE
Ler também: artigo sobre a nova alteração de horários feita em 2015:
Novos horários na linha de Cascais: serviço piora ainda mais
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3 comentários:

  1. De facto, a chamada de atenção para os 12 minutos de cadência já me tinha feito imaginar que se tratava da eliminação dos comboios de S. Pedro.
    Apenas para corrigir alguns detalhes:
    - Nas estações de São Pedro do Estoril, Paço de Arcos e Santos, em vez dos actuais 2 comboios em cada período de 15 minutos (8 comboios), vai parar um comboio de 12 em 12 minutos (5 comboios) – o que significa menos três comboios por hora.
    Note-se que a última grande alteração de horários nesta linha foi a inclusão da paragem em Paço de Arcos da família de S. Pedro face à reduzida oferta naquela estação face ao volume de passageiros que movimenta.

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  2. Acrescentando mais um comentário, o estado de degradação das carruagens, sobretudo ao nível dos grafitis, é impressionante.
    Impressionante pode ser também a chegada ao Cais do Sodré nos dias em que, para além das escadas rolantes desligadas, a zona das barreira de portas na ligação para o Metro é iluminada por uma única lâmpada de cada lado...
    Acrescente-se a total ausência de explicações quando há alterações na circulação - por norma, quando avisam, o que dizem é o que toda a gente já sabe (e.g., a circulação encontra-se com perturbações, após 20 min. parado num qualquer ponto da linha).

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  3. Nas três estações referidas, os actuais horários estão estruturados de forma a que, nas horas de ponta, partam três comboios em cada período de 15 minutos.

    Exemplo de horários de partida de Paço de Arcos para Lisboa:
    8:10
    8:13
    8:25
    8:28
    8:40
    8:43
    etc.
    Entre as 8:10 e as 8:25 (período de 15 minutos), partem três comboios (8:10, 8:13 e 8:25). Entre as 8:13 e as 8:28 (período de 15 minutos), partem três comboios (8:13, 8:25 e 8:28); e assim sucessivamente.
    Talvez fosse mais rigoroso dizer "em cada período de 16 minutos".

    Com os novos horários, passará um comboio de 12 em 12 minutos, o que significa que em cada período de 12 minutos partirão dois comboios (talvez fosse mais rigoroso dizer "em cada período de 13 minutos").

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