3.10.16

A presença de acompanhante nas cesarianas: ainda há incumprimento


Recapitulemos. Havia uma lei em vigor há 30 anos e que não era cumprida na maioria dos hospitais e maternidades públicos. Em Abril deste ano, na sequência de uma petição, foi publicado um despacho ministerial que dava três meses aos estabelecimentos para passarem a cumprir a obrigação de reconhecerem à parturiente o direito de ter um acompanhante durante o parto por cesariana (sobre o despacho, ver aqui). O prazo terminou em 14 de Julho, mas o incumprimento não terminou. Há hospitais que já cumprem, como o de Loures ou o de Almada. Mas na internet encontram-se relatos de estabelecimentos que continuam a desrespeitar aquele direito, como por exemplo o Hospital de Faro ou o Hospital do Barreiro.

Depois de um despacho para obrigar os estabelecimentos a cumprir uma lei com 30 anos de vida, o que será necessário agora? Um despacho para obrigar os estabelecimentos a cumprir o despacho anterior?

P.S. Entretanto, a Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto facultou uma minuta de declaração a entregar no estabelecimento previsto para o parto, para as mulheres que pretendam exercer o seu direito a serem acompanhadas no parto: ver aqui.

SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário