17.11.14

A demissão de Miguel Macedo

_
Miguel Macedo, um dos poucos ministros “simpáticos” do Governo que temos, demitiu-se ontem do cargo de Ministro da Administração Interna. Embora seguramente não tenha sido essa a sua intenção, deu, com a sua demissão, uma lição aos inqualificáveis ministros da Educação e da Justiça, que há muito deviam ter seguido o mesmo caminho. Miguel Macedo fez simplesmente o que devia fazer. E o seu ato de demissão só nos deixa agradavelmente surpreendidos porque já estamos muito mal habituados, com gente do nível de Paula Teixeira da Cruz, Nuno Crato e outros.

Mas não são os elogios unânimes ao ato de demissão do ex-MAI que mais me impressionam. Tenho mais dificuldade em compreender os elogios aos seus três anos e meio de governação. O mandato de Miguel Macedo ficou, para mim, irremediavelmente manchado por duas coisas. Na verdade, são mais, mas fiquemo-nos por estas duas. A primeira foi a carga policial que se seguiu a uma célebre manifestação em frente à Assembleia da República, fez agora dois anos, em que agentes da PSP estiveram duas horas a ser selvaticamente apedrejados por meia dúzia de delinquentes, cujo comportamento violento contrastou com a pacificidade dos restantes manifestantes. A polícia podia ter evitado aquela situação e, consequentemente, a carga policial que se lhe seguiu, que atingiu muitos inocentes, incluindo crianças, naquele local e nas redondezas (porque o local ficou deserto num abrir e fechar de olhos, o que, teoricamente, era o objetivo da polícia), e com um uso excessivo da força, como foi então denunciado pela Amnistia Internacional. Miguel Macedo, “chefe” das polícias, acabou quase unanimemente elogiado naquela noite, até por adversários políticos, o que continuo a achar bastante preocupante, porque aquilo que se passou foi grave.   

A segunda coisa é o facto de Miguel Macedo ter sido um ministro deste Governo. Não consigo compreender como é que se pode elogiar um ministro que, enquanto tal, foi corresponsável (e não apenas cúmplice) pelas barbaridades que este Governo tem feito ao país. Há ministros piores do que outros, sem dúvida. Mas nenhum ministro deste Governo merece ser elogiado. Haja coerência!
SPACE  

Sem comentários:

Enviar um comentário