20.2.14

Reabilitação urbana: poupar 30% a 40% à custa do quê?

_
O Governo anunciou hoje a aprovação de um regime “excecional e transitório” em matéria de reabilitação urbana, que se traduz numa flexibilização de regras, que, diz-se, permitirá poupar entre 30% a 40% no custo total das obras de reabilitação.

De onde vem tão grande poupança? No meio da propaganda do costume, em que a informação relevante é reduzida ao mínimo, lá conseguimos perceber que a poupança de custos para os promotores imobiliários é conseguida à custa, por exemplo, do aligeiramento dos requisitos acústicos da construção (o isolamento acústico da construção habitacional em Portugal já é uma miséria, ainda se vai “flexibilizar” as normas técnicas de construção?!), da eficiência energética (incompreensível!) e de normas técnicas como as relativas à altura máxima de degraus, à largura de corredores ou à obrigatoriedade de elevadores (os idosos e os deficientes que se lixem?). Só isto já nos permite temer o pior neste regime.

O regime “excecional” é para vigorar “só” durante os próximos 7 anos. O facto de ser "excecional" e "transitório" permite suspeitar de que, de facto, estarão em causa regras de construção de que não se deveria abrir mão.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário