5.2.14

Portugal, Janeiro de 2014

_
Irrevogável
Ano novo, nada de novo:
Durante muito tempo, o Governo não se cansou de defender as virtudes do “programa de ajustamento” acordado com a troica, e foi ainda mais longe do que aquilo que a troica exigia.
Agora, a coisa é um pouco mais sofisticada. O Governo continua a defender essencialmente o mesmo. Mas com a diferença de que agora finge que sempre discordou do programa da troica e de que “sonha” com o “dia da libertação”.

2  Frase do mês
Disse-a, em frente das câmaras de televisão, em 29 de Janeiro, Hugo Soares, líder da Juventude Social Democrata e deputado da nação:
«Todos os direitos das pessoas são referendáveis».
Ótimo. Propõe-se desde já um novo referendo, com as seguintes questões:
a) Concorda que, durante as suas intervenções na Assembleia da República, o deputado Hugo Soares seja obrigado a permanecer pendurado de pernas para o ar e seja chicoteado de 30 em 30 segundos?
b) Concorda que Hugo Soares seja proibido de se candidatar a qualquer cargo público nos próximos 100 anos?
Decerto que o senhor deputado não colocará quaisquer entraves à realização deste referendo. 

3  Automutilação de direitos (sem necessidade de referendo)
Foi lançada uma petição pública «pelo fim do direito à greve nos serviços públicos fundamentais», como os “transportes públicos”. Pela leitura da petição, fica a saber-se que é no setor público que se pretende acabar com o direito à greve (chega-se ao ponto de se afirmar que no setor privado não há prestação de serviços públicos “fundamentais”).
Uma petição execrável.

4  Dívida pública
No final do mês, o Secretário de Estado do Orçamento deixou escapar, no Parlamento, que a dívida pública portuguesa atingiu 129,4% do PIB no final de 2013. No Orçamento de Estado para 2013, o Governo tinha previsto que a dívida seria de 123,7% no final do ano. Em Abril de 2011, tinha-se previsto que a dívida estaria nos 107% no final de 2013.

5  Para variar, uma previsão que o Governo não estoirou
O mês de Janeiro terminou com a notícia de que a taxa de desemprego terá ficado nos 15,3% no final de 2013 (tinha sido de 16,9% no final de 2012). No Orçamento de Estado para 2013, o Governo tinha previsto que a taxa de desemprego iria ser de 16,4% em 2013. É o único número que não é pior do que o que foi previsto no Orçamento para 2013 (a taxa média de desemprego em 2013 foi de 16,3%). Mas aquela que parece ser a principal causa – a emigração – não é de nos fazer sorrir…     

6  As PPP, capítulo MDCXLVIII
Trezentos milhões de euros era a quantia que o Governo afirmava querer poupar com a “renegociação” das PPP em 2013. Afinal, parece que a “poupança” foi perto de metade dessa e, mesmo assim, não é certa, porque a alteração dos contratos depende do acordo dos bancos financiadores das PPP.
  
7  O país das leis de brincar
Em 1 de Janeiro, entraram em vigor as alterações ao Código da Estrada.
Mas durante todo o mês de Janeiro, todos os exames de Código feitos neste país continuaram a basear-se nas regras revogadas. As respostas dadas de acordo com o código que está em vigor foram consideradas incorretas, e o Governo deu instruções às escolas de condução para prepararem os seus alunos de acordo com a lei que já não está em vigor. Sim, sim, sim, faz todo o sentido, porque o absurdo tomou conta deste país. 
(nota: a lei que alterou o Código da Estrada foi aprovada em 24 de Julho de 2013 e publicada em Diário da República em 3 de Setembro. Não houve tempo?...)

8  O país das leis de brincar II
As alterações ao Código da Estrada entraram em vigor, mas é como se não existissem. Os condutores portugueses, mais espertos do que todos os outros, “não precisam” de cumprir regras, porque conduzem maravilhosamente.

9  Sacos de plástico gratuitos nos supermercados
Portugal continua a ser um mau exemplo neste domínio. Algumas cadeias de supermercados passaram, voluntariamente, a cobrar os sacos de plástico fornecidos nas caixas aos consumidores. Mas muitas outras continuam a dar os sacos de plástico. O Governo, ávido de sacar dinheiro onde puder, anunciou a introdução de uma taxa ecológica sobre os sacos de plástico. Não é o primeiro Governo que a anuncia. Perante a contestação das empresas da grande distribuição, os governantes têm recuado. Desta vez, para não variar, a contestação das empresas já se fez ouvir. Esperemos que esta boa medida do Governo não seja novamente metida na gaveta.

SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário