10.2.14

As aldrabices da ministra da justiça e o desafio do Pombal do Marquês

_
Na quinta-feira, a ministra da justiça apresentou, em conferência de imprensa, o novo diploma relativo à reorganização judiciária do país. A coisa foi curta, mas bem recheada de aldrabices. Por exemplo, disse a ministra da justiça:

«Encerramos 20 tribunais. E eu aqui, permitam-me que vos diga… que no memorando [de entendimento] assinado pelo Partido Socialista se previa o encerramento de 49 tribunais. É simples constatar e ler a primeira versão do memorando para aferir que era essa a contabilidade [a] que o Partido Socialista se tinha comprometido. 49. Não foi esse o caminho que nós seguimos. Encerramos 20 tribunais».

Primeira aldrabice: não são 20 os tribunais a encerrar, mas sim 47 (ver adiante).

Segunda aldrabice: no memorando de entendimento (cujo texto integral pode ser lido aqui) não se previu o encerramento de um único tribunal. Portanto, dizer que em 2011 Portugal se comprometeu, no memorando celebrado com a troica, a encerrar 49 tribunais, mas que a senhora ministra, muito boazinha, afinal só vai fechar 20, não passa de uma grande treta.

(e ignoremos a aldrabice, agora repetida até à exaustão, de que o PSD nada teve a ver com o memorando de entendimento, quando, na verdade, também o assinou, também o negociou e até se vangloriou de a negociação ter sido “essencialmente influenciada pelo PSD”.)

A ministra também afirmou que
«Extinguimos 20 tribunais. Criamos 27 secções de proximidade».
 “O saldo até será positivo”, pensará o cidadão (comparando alhos com bugalhos, claro), pois foi isso que a ministra deu a entender. Mas não passa de mais uma treta: o número real de tribunais a encerrar é de 47, e em 27 desses casos são criadas, em substituição dos tribunais encerrados, “secções de proximidade”.  

Vaidosa como é, a ministra vai aproveitando sempre para se vangloriar das “grandes” coisas que já fez, e voltou a insistir na treta de ter feito aprovar «um Código de Processo Civil (…) com audiências inadiáveis, a não ser em casos extremos, morte, doença grave, etc.». O adiamento de audiências, ainda que tenha sido restringido (e bem) por vontade das partes, continua a ser uma realidade, muitas vezes em consequência de erro do próprio tribunal.

Na conferência de imprensa de quinta-feira, a ministra vangloriou-se também, mais uma vez, de, com o novo Código de Processo Civil, ter introduzido «prazos obrigatórios para os magistrados, coisa que se fez pela primeira vez em Portugal».
No dia seguinte (sexta-feira), a ministra voltou a afirmá-lo no Porto, ao dizer que o Código de Processo Civil «introduz pela primeira vez prazos para os magistrados».
É mais uma grande treta: os magistrados já estavam sujeitos a prazos no anterior Código de Processo Civil.

Uma vez que é uma tarefa cansativa e desgastante apontar as aldrabices que a ministra da justiça vai debitando nas suas conferências de imprensa, audições, etc., o desafio do blogue Pombal do Marquês para 2014 vai ser mais aliciante: tentar encontrar uma conferência de imprensa, audição, etc., em que a ministra da justiça não minta.

Entretanto, talvez por conseguir impingir tretas destas aos jornalistas, Paula Teixeira da Cruz continua a ter uma boa imprensa e ainda ontem foi caracterizada no jornal Público como “A reformista”. A reformista? Gargalhemos, porque pelo menos sempre nos vamos rindo.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário