6.12.13

Três filmes em torno de Mandela

_
Mandela morreu, mas a sua história tem de continuar a ser contada. Continua por fazer um grande filme sobre Nelson Mandela (é pouco provável que o filme “Mandela: Longo Caminho para a Liberdade”, de 2013, prestes a estrear, seja esse grande filme). Mas fica aqui a sugestão de três bons filmes em torno de Mandela:
SPACE
Goodbye Bafana (“Mandela: Meu prisioneiro, meu amigo” na tradução portuguesa), filme de 2007 do dinamarquês Bille August (de produção europeia e sul-africana), nomeado para o Urso de Ouro do Festival de Berlim, remonta ao período em que Mandela esteve preso na prisão da ilha de Robben e retrata a relação de duas décadas entre Mandela e o seu carcereiro James Gregory. É baseado no livro do próprio James Gregory, Goodbye Bafana: Nelson Mandela, My prisoner, my friend. Com o inglês Joseph Fiennes (no papel de James Gregory), o norte-americano Dennis Haysbert (Mandela) e a alemã Diane Kruger (no papel da mulher de James Gregory).
SPACE
SPACE
Invictus (EUA, 2009) não é um dos grandes filmes de Clint Eastwood, mas é um excelente filme documental sobre a forma como Nelson Mandela, depois da sua eleição para Presidente da República da África do Sul, usou inesperadamente o râguebi para unir o país, para unir brancos e negros, depois de décadas de segregacionismo e de violência racial. O filme foi nomeado para muitos prémios em vários países, sobretudo pelas interpretações de Morgan Freeman (no papel de Mandela) e de Matt Damon (no papel do jogador de râguebi François Pienaar).
SPACE
SPACE
Não sendo um grande filme, é um filme "obrigatório": o filme de John Boorman, In My Country (Reino Unido / Irlanda / África do Sul, 2004), traduzido em português para “Um amor em África”, também nomeado para o Urso de Ouro do Festival de Berlim, vale pelo seu carácter documental, neste caso em torno das audiências da Comissão Verdade e Reconciliação, promovida pelo Presidente Nelson Mandela. É baseado no livro de Antjie Krog, Country of my skull. Com a francesa Juliette Binoche (no papel da jornalista branca - afrikaans - Anna Malan) e Samuel L. Jackson (no papel de um jornalista negro norte-americano).
SPACE 

Sem comentários:

Enviar um comentário