17.10.13

Estação Nova de Coimbra VI

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Estação de Coimbra
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O edifício de passageiros da estação de Coimbra desenvolve-se em U (irregular, sendo mais curta a ala do lado do rio), num traçado típico dos edifícios de estações terminais, abraçando as linhas e o cais de passageiros. No caso desta estação existe, no entanto, a particularidade de haver uma linha férrea exterior, ladeando o edifício pelo lado do rio (mas partilhando uma das plataformas da estação), que faz a ligação entre a linha do Norte e o ramal da Lousã. Este ramal tinha o seu início nesta estação e atravessava depois o centro da cidade, pela av. Emídio Navarro, até retomar o seu perfil normal de linha férrea de balastro a partir da estação de Coimbra-Parque. A passagem do comboio da Lousã pelo centro da cidade causava constrangimentos ao trânsito automóvel, e Coimbra-Parque passou a ser a estação terminal de quase todos os comboios da Lousã (isolando, de facto, o ramal do resto da rede ferroviária). Até ao encerramento do ramal da Lousã (2010), os dois primeiros comboios do dia ainda faziam, todos os dias, a ligação entre esta estação e a estação de Coimbra-Parque, pela av. Emídio Navarro.
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Talvez nenhuma outra estação do país seja conhecida por tantos nomes como esta: “estação de Coimbra”, “estação central”, “estação de Coimbra-A” e “estação nova” (por oposição à “estação velha”, a estação de Coimbra-B), a que acresce ainda a sua designação inicial, “Coimbra-C” (de “cidade”).
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Projeto arquitetónico: José Cottinelli Telmo e Luís Alexandre da Cunha (projeto de 1923, com alterações em 1926 e em 1929)
Despacho de classificação da estação como Monumento de Interesse Público: Portaria n.º 611/2013, de 20 de Setembro
A estação no sítio do IGESPAR: aqui
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