25.4.13

(Mitos II) O «milagre financeiro» de Salazar (1/3)

SPACE
«[O Governo viu-se] obrigado a agravar a carga tributária (…). Vê-se agora igualmente forçado a elevar ainda algumas taxas indiretas (…). São superiores a 200 000 000$00 os novos sacrifícios pedidos então e agora ao povo português, esforço que, a realizar-se integralmente, pode ser classificado de heroico nas condições atuais da nossa economia».
António de Oliveira Salazar, no preâmbulo do seu primeiro Orçamento de Estado.
SPACE
“Contribuições”, “Impostos diretos”, “Impostos indiretos”, “Receitas ordinárias”, “Receitas extraordinárias”, “Escudos, escudos e mais escudos”…
A caricatura de Francisco Valença à política financeira de Salazar, na capa de um número do “Sempre Fixe”, fundado em 1926 pelo ilustrador e caricaturista Pedro Bordallo Pinheiro (e que tinha Almada Negreiros entre os seus colaboradores regulares).
SPACE
SPACE
Salazar, o “mago das finanças” que, recusando um empréstimo internacional, acabou “milagrosamente” com os défices orçamentais crónicos da I República: o chamado “milagre financeiro” de Salazar é um mito que ainda hoje perdura na cabeça de muita boa gente. Na realidade, a forma como Salazar acabou com o défice orçamental teve muito pouco de “milagroso”. E o equilíbrio financeiro, mantido obstinadamente nas décadas seguintes, teve um custo enorme e irreparável para Portugal. E constituiu, em si mesmo, um instrumento de uma nova solução política para o país, concretizada na ditadura do Estado Novo.
SPACE
No modelo económico que vinha desde o final do século XIX, era reduzida a intervenção do Estado na economia, mas a política orçamental sempre teve um papel central. Sucessivos défices orçamentais (com as exceções de 1912 e 1913) determinaram aumentos dos limites legais de circulação da moeda e, consequentemente, inflação (acarretando instabilidade social e política) e a contínua desvalorização da moeda, num quadro propício à fuga de capitais para o estrangeiro e consequente diminuição de liquidez e de investimento privado no mercado interno.
SPACE
A situação financeira melhorou a partir de 1924, com redução do défice orçamental e uma revalorização da moeda (1). Mas agravou-se muito nos dois anos seguintes ao golpe de estado que, em 1926, instalou em Portugal a ditadura militar.
SPACE
É neste contexto que Salazar é empossado Ministro das Finanças, em 1928 (já tinha ocupado o cargo em 1926, no primeiro Governo da ditadura, mas por um período muito curto). Começa logo a preparar o seu primeiro orçamento. Que não terá défice – como sucederá, em regra, nas décadas seguintes.
SPACE
Instalada a ditadura militar, o Orçamento de Estado deixara de ser aprovado pelos representantes do povo português, ou seja, pelo parlamento, e, a partir de 1928, passou a depender, em grande parte, de um homem: Salazar decidia que impostos ia cobrar, a quem ia cobrar; qual o seu valor; e decidia qual é que ia ser a despesa do Estado e onde é que ela ia ser feita (mesmo enquanto foi apenas Ministro das Finanças – entre 1928 e 1932 –, foi-lhe concedido, pelos militares, um poder de veto sobre todas e quaisquer despesas dos outros ministérios – que Salazar reclamara como condição para aceitar o cargo –, o que o transformava, de facto, no verdadeiro centro de poder).
SPACE
SPACE
UM BRUTAL AUMENTO DE IMPOSTOS
SPACE
O equilíbrio orçamental foi obtido sobretudo pelo lado da receita, que só nos primeiros três orçamentos de Salazar aumentou mais de 40%. Esse crescimento de receita significou, basicamente, um brutal aumento de impostos. Globalmente, a carga fiscal cresceu 43,4% nos primeiros três orçamentos de Salazar (29,1% logo no primeiro orçamento). Em 1930/31, a carga fiscal já duplicava a do último orçamento da I República. Só nos orçamentos de 1931/32 e de 1932/33 é que a receita fiscal teve uma descida (muito ligeira), mas essa ligeira quebra foi rapidamente anulada nos orçamentos seguintes, com um crescimento contínuo do valor dos impostos cobrados aos portugueses.
SPACE
(Nota: estamos a falar de valores nominais. No entanto, o período que decorrerá até 1939 é de inflação muito baixa ou inexistente, pelo que os valores nominais estão muito próximos dos valores reais.)
SPACE
No assédio fiscal de Salazar, surgem dois novos impostos nomeados de “salvação”: o Imposto de Salvação Pública e a Taxa de Salvação Nacional. Os nomes destes dois impostos inculcavam uma ideia de excecionalidade e de transitoriedade.
SPACE
(No diploma pelo qual se criou uma dessas taxas, Salazar escreveu que era doloroso impor tão grandes sacrifícios fiscais aos portugueses, mas ressalvou a sua transitoriedade, «e por isso mesmo só se pede na estrita medida em que é absolutamente necessário para assegurar o equilíbrio do orçamento».)  
SPACE
SPACE
Ambos manter-se-iam, no entanto. Com bastante maior longevidade, a Taxa de Salvação Nacional ainda existia meio século depois, à data da revolução que, em 25 de Abril de 1974, derrubou a ditadura. Tratava-se de um imposto de consumo, que incidia sobre vários produtos (como o açúcar). A respetiva receita fiscal cresceu continuadamente. Logo em 1929/30 (segundo orçamento de Salazar) aumentou 34,3%. Entre 1928/29 (primeiro orçamento de Salazar) e 1934/35 aumentou 71,4% (ao longo da ditadura, viria a sofrer outros aumentos significativos; por exemplo, no período de apenas cinco anos entre 1959 e 1964, a receita deste imposto mais do que duplicou).
SPACE
Por seu turno, o Imposto de Salvação Nacional era um imposto especial sobre os funcionários públicos. O seu valor conheceu várias oscilações, por vezes grandes, ao sabor da necessidade de receita extra para exibir orçamentos equilibrados. Num só ano, de 1930/31 para 1931/32, a receita fiscal deste imposto aumentou 570% (de 500 000$00 para 33 500 000$00; fora de 14 000 000$00 em 1929/30).
SPACE
Salazar criou ainda alguns impostos em substituição de outros. O Imposto sobre o Rendimento foi substituído pelo Imposto Complementar, significando a alteração uma enorme subida da receita fiscal cobrada (43%) logo no primeiro orçamento de Salazar (1928/29). Entre 1928/29 e 1930/31, a receita deste imposto aumentou para o dobro (e em 1930/31 já quase triplicava o valor do Imposto sobre o Rendimento de 1927/28).   
SPACE
Ainda no domínio dos impostos sobre o rendimento, no seu segundo Orçamento de Estado (1929/30), Salazar criou mais um novo imposto – o Imposto Profissional.
SPACE
Na reforma fiscal empreendida por Salazar mal chegou ao Governo em 1928, o imposto denominado Contribuição de Registo foi substituído por dois novos impostos: a Sisa (que incidia sobre as transmissões onerosas de imóveis) e o Imposto sobre as Sucessões e as Doações (ou seja, sobre as transmissões gratuitas de bens - móveis e imóveis). Também neste caso, a substituição significou um grande acréscimo da carga fiscal. Só entre o primeiro orçamento de Salazar (1928/29) e o orçamento de 1934/35 a receita destes dois impostos foi aumentada em quase 48,5%, mas se tivermos em conta a variação entre o ano anterior ao da chegada de Salazar ao poder – no valor da referida Contribuição de Registo – e 1934/35, o aumento da carga fiscal foi de 67,2%. A receita destes dois impostos passou a constituir perto de 10% do total da receita fiscal do Estado. Inicialmente, o imposto de Sisa cobrado aos portugueses era de valor ligeiramente superior ao do Imposto sobre as Sucessões e as Doações; mas Salazar percebeu rapidamente que era a este último que poderia ir buscar mais receita, sobretudo no tocante à taxação das transmissões sucessórias (heranças), porque incidia implacavelmente sobre pobres e ricos e a sua cobrança era gerada por um facto que, mais tarde ou mais cedo, acontecia inevitavelmente a todas as famílias: a morte de algum familiar. Entre 1928/29 e 1934/35, a receita da Sisa aumentou 22%; já a do Imposto sobre as Sucessões sofreu um aumento de 76,6%.
SPACE
No primeiro orçamento de Salazar, a Contribuição Predial (Rústica e Urbana) sofreu um aumento brutal: 150% em apenas um ano (de 81 000 000$00 para 202 797 294$00, valor que equivalia a mais de 15% de toda a carga fiscal). O valor cobrado aos portugueses acabaria por baixar ligeiramente dois anos depois, mas mesmo assim, em 1934/35 mais do que duplicava o valor anterior à chegada de Salazar ao poder.
SPACE
Nem todos os impostos aumentaram: logo no seu primeiro orçamento (1928/29), Salazar diminuiu de forma significativa (em 26%) a receita do Imposto sobre Capitais. Seria preciso esperar pelos anos 40 para que a receita fiscal deste imposto voltasse a atingir o valor anterior ao do primeiro orçamento de Salazar...
SPACE
Muitos outros impostos e taxas completavam o assalto fiscal de Salazar à bolsa dos portugueses (como lhe chamou Bernardino Machado). Entre eles, os impostos de selo e de estampilha - que afetavam de múltiplas formas os portugueses, com a injustiça própria dos impostos indiretos - constituíam uma importante receita fiscal (representavam perto de 10% da carga fiscal total), que aumentou 43,3% só entre 1927/28 e 1934/35.
SPACE
Durante a ditadura, nas casas dos portugueses, a espátula rapa-tudo passou a ser conhecida por “Salazar”, pela sua grande eficácia em rapar os recipientes, pouco ou nada deixando para extrair – uma alusão ao assalto fiscal de Salazar. Ainda hoje, décadas depois, muitos portugueses não conhecem outro nome a este instrumento de cozinha.
SPACE
Referência ao "Salazar" no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque
SPACE
SPACE
(1) Só num período de oito meses entre 1924 e 1925, o escudo valorizou quase 40% em relação à libra inglesa, a nossa referência à época. Rui Ramos - o insuspeito Rui Ramos -, na sua “História de Portugal”, chega mesmo a escrever que, no que diz respeito ao saneamento das finanças públicas, «os governos republicanos já tinham feito muito do trabalho».

(para ler a continuação do artigo, clique aqui)

1 comentário:

  1. A única coisa que se pode dizer deste FDP é que não se tornou biliardário, como uns e outros nos nossos dias. De resto... discurso livre.

    ResponderEliminar