7.9.12

Três polícias agredidos por dia em Portugal

SPACE
Em média, três polícias são diariamente agredidos em Portugal, um número «bem mais elevado do que o de outros países europeus com idênticos rácios polícia/habitante» - segundo o que foi possível ler no jornal Público de anteontem.
SPACE
Diz o Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Profissionais da Guarda que «os agentes perdem o respeito das populações porque eles próprios são desrespeitados pelas respetivas hierarquias, que não cumprem com o que está estatutária e legalmente estabelecido».
SPACE
Sem querer transformar a vítima em culpado (longe disso: estes crimes são graves e injustificáveis), é pena que a polícia continue a desvalorizar outras causas da referida «perda de respeito», porventura bem mais importantes do que a indicada. Pela polícia portuguesa grassa hoje muita incompetência (certamente também consequência de uma formação muito deficiente, mas esta está muito longe de explicar tudo) e todos os dias, sem exceção, podemos ver polícias a promover – por inexplicável omissão ou por deficiente atuação – a impunidade que reina crescentemente neste país. A confiança na impunidade está hoje muito disseminada - e há quem se julgue no direito de gozar da mesma impunidade quando, em infração, é abordado por um polícia. A polícia transforma-se facilmente em parte fraca na sua relação com os cidadãos. Daí até ao conflito é um pequeno passo.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário