30.1.15

Prova de avaliação de professores II

_
Mais uma questão da patética prova a que foram submetidos os professores:

“No plano de evacuação do avião, está previsto meio minuto, em média, para evacuar um passageiro por uma saída de emergência. A cada lugar corresponde uma saída de emergência, determinada pela fila e pelo lado do corredor.
Num certo voo, viajam 20 passageiros nas seis primeiras filas do avião, metade de cada lado do corredor. Em caso de necessidade, estes passageiros terão de ser evacuados pela saída de emergência localizada no topo da classe executiva. Os 25 passageiros que viajam nas restantes filas, 12 de um lado do corredor e 13 do outro lado, serão evacuados pela saída de emergência que está localizada sobre a asa do avião. As quatro saídas de emergência funcionam em simultâneo.
Quanto tempo está previsto demorar a evacuação dos 45 passageiros deste voo?
(A) 22 min 30 s
(B) 22 min 50 s
(C) 6 min 30 s
(D) 6 min 50 s”

«…evacuar um passageiro…»?
«…estes passageiros terão de ser evacuados…»?
«…os 25 passageiros… serão evacuados…»?
«…a evacuação dos 45 passageiros deste voo»?

A repetição do erro não deixa margem para dúvidas: trata-se mesmo de ignorância dos senhores que fizeram o enunciado da prova.

Impressiona-me os erros de português dados por quem está a avaliar se professores escrevem bem (e nesta pergunta o erro acima indicado não é o único). Estes brilhantes avaliadores difundiram, esta semana, um comunicado oficial no qual, nomeadamente, chamaram a atenção para os erros de português dados por professores nas respostas a esta prova (mas sem esclarecerem - embora isso fosse relevante – quantos desses erros decorreram da simples inobservância do Acordo Ortográfico: segundo os critérios de classificação da prova, só seria considerada correta a grafia decorrente do Acordo Ortográfico). A comunicação social deu destaque à percentagem de professores que deram erros na prova. Mas não encontrei, em lado algum, referências aos erros constantes no próprio enunciado da prova.

P.S. Especialmente para os autores desta prova de avaliação: evacua-se o intestino, defecando pelo rabinho; evacuam-se lugares, retirando as pessoas que lá se encontram. As pessoas evacuam. Mas não se evacuam pessoas. Antes e depois do acordo ortográfico. 
SPACE

1 comentário: