12.5.14

O país em que a classificação de património cultural é decidida pelo ministério das finanças

_
A aberração de país que esta gente que nos governa está a criar é um país em que é o Ministério das Finanças que tem a última palavra na classificação do nosso património cultural!

O processo de (ampliação da) classificação da Quinta de Recreio do Marquês de Pombal como monumento nacional estava bem encaminhado. Foi iniciado na década passada, e ao longo deste período de tempo o mérito da classificação deste património de relevância nacional nunca esteve em causa. A formalização da classificação estava finalmente prevista para junho do ano passado. Em maio, o governo aprovou o respetivo projeto de diploma, que foi levado a Conselho de Ministros, para aprovação final, em 27 de Junho. Segundo o que noticiou hoje o Público, um parecer do ministério das finanças, emitido na véspera da aprovação (!), levou a que o Governo, à última da hora, fizesse abortar o processo (ao que parece, estará agora a ser iniciado um processo de classificação de parte do imóvel como “conjunto de interesse público”, com um grau de proteção muito menor e insuficiente para salvaguardar este património). 

A Quinta de Recreio do Marquês de Pombal (a chamada “quinta de cima”) constitui «momento alto da história e da técnica de construção de jardins em Portugal», «com algumas soluções e elementos únicos» (Rodrigo Dias, arquiteto paisagista que estudou esta quinta), e inclui, nomeadamente, um notável sistema hidráulico projetado por Carlos Mardel, com uma dupla e sucessiva função – de recreio (cascatas e pequenos lagos / tanques) e depois agrícola (aproveitamento da mesma água) – e com uma ligação direta à cozinha do Palácio do Marquês de Pombal (situado na chamada “quinta de baixo”, classificada há muitos anos como monumento nacional).

Este magnífico exemplar de jardim / quinta de recreio do século XVIII, onde ainda hoje se produz um vinho único e de excecional qualidade (Carcavelos), sobreviveu quase milagrosamente ao avanço selvagem do betão. A sua classificação como monumento nacional constituiria a garantia da sua preservação. O aberrante “veto” do ministério das finanças, alegadamente fundado no interesse em rentabilizar a propriedade, é muito preocupante.            

Pode discutir-se qual a melhor forma de gerir este esplêndido espaço, que, diga-se, se situa em grande parte em leito de cheia (sendo de notar que há muitos anos que a Câmara Municipal de Oeiras tem vindo a tentar, em vão, que o Estado lhe ceda a quinta, ou parte dela, para que possa ser recuperada para ser usufruída pela população; Assunção Cristas foi a última ministra a visitar o local). O certo é que a classificação do imóvel como monumento nacional em nada conflitua com a sua “rentabilização” ou mesmo com a eventual cedência da sua exploração a privados, para uso compatível com a classificação (diga-se que uma parte da quinta está presentemente a ser explorada por privados, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras); o país está cheio de exemplos de imóveis classificados como monumentos nacionais cujos espaços estão a ser rentabilizados mediante exploração por privados. Em suma, mesmo que, por absurdo, a rentabilização pudesse constituir o critério decisivo da classificação de monumentos nacionais (!), essa seria uma falsa questão, e, portanto, aquilo que a recusa da classificação como monumento nacional verdadeiramente significa é que está em risco a salvaguarda futura deste património.

Das câmaras municipais de Cascais e de Oeiras (em cujos territórios se situam os bens que iam ser classificados) espera-se, no mínimo, uma dura reação. E que atuem no sentido de se evitar o pior.

(P.S. - O blogue Pombal do Marquês tem prevista a publicação de uma série de artigos sobre a Quinta do Marquês de Pombal, cujo material tem vindo a ser lentamente reunido nos últimos dois anos. Espera-se que entretanto não se anuncie mais um crime contra o património: esta notícia não augura nada de bom...)   
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário