26.1.14

A reeleição de Passos Coelho

_
Passos Coelho foi reeleito presidente do PSD e, a menos que algo de extraordinário aconteça entretanto, será o candidato social-democrata a primeiro-ministro nas eleições legislativas do próximo ano.

Passos Coelho foi eleito com os votos de apenas 1 em cada 3 militantes eleitores do partido (33,4%). Isto graças à abstenção de 62% dos eleitores. Como sempre sucede com a abstenção eleitoral, só se pode especular sobre as suas causas: ficou sem se saber se ela teve o significado de um grande protesto, ou de indiferença, ou se se deveu principalmente à circunstância de só haver um candidato à liderança e, portanto, um vencedor certo.

O certo é que, entre aqueles que votaram, quase todos (87,9%) puseram a cruzinha em Passos Coelho. Houve 12,1% de votos brancos e nulos; será provavelmente um recorde, mas é muito pouco: não passou de um pequeno protesto.

Passos Coelho tem sido muito contestado dentro do PSD. Mas para a história fica o facto de não ter havido uma única alminha dentro do partido capaz de enfrentar este palerma que tanto mal anda a fazer ao país. É bom que não nos esqueçamos deste momento.

SPACE  

Sem comentários:

Enviar um comentário