29.10.13

O futuro de hoje

_
«Imagino que esta caixa de correio esteja, a cada dia, mais cheia. Será, porventura, interessante fazer um estudo sobre o significado do aumento de cartas e comentários em tempos de crise. Mais interessante se se relacionarem esses dados com a diminuição do número de votos a cada eleição que passa. Mas não é por isso que lhe escrevo.

O que me leva a dirigir-lhe esta mensagem é um pensamento porventura pouco original, mas que me apoquenta cada vez mais. Sempre olhei para a história e para os seus episódios mais negros com interesse e procurando pensar se, colocado naquela época e lugar, me posicionaria do lado "certo". De uma forma simplista, pensei muitas vezes como teria sido possível- perante evidências trazidas pelos livros e pelo tempo - tantas pessoas defenderem o indefensável ou, pelo menos, não fazerem nada para o combater.

Não preciso de recuar à época medieval ou aos tempos da escravatura. Penso muitas vezes na Alemanha dos anos 30, na guerra civil espanhola, no Portugal de 48 anos (feito por todos nós, mesmo os que nascemos depois do seu fim).

E penso como olharão para nós e para os dias de hoje (para as atuais opções políticas e "orçamentais" do nosso país e do nosso continente) as pessoas que, no futuro, nos virem através dos livros e do tempo. Será tudo mais evidente, sem dúvida. Mais fácil de julgar e perceber.

Mas penso - temendo - que alguém pergunte duas coisas simples: como foi possível persistir num rumo político que choca contra todas as evidências? E como foi possível que tantos deixassem, durante tanto tempo, que tão poucos os sujeitassem a isto?

É um pensamento perigoso que nos leva a agir. Mas é um pensamento a que não consigo fugir».

(carta de um leitor do Público - João Amaral - à diretora do jornal, Outubro de 2013)
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário