12.10.12

Os fumadores que não gostam de ser fumadores passivos

SPACE
É admirável este comportamento típico dos fumadores que, para evitarem levar com o fumo do seu próprio cigarro (não gostam, e com razão), o afastam do corpo, dirigindo o fumo para cima de outra(s) pessoa(s).
SPACE
Está longe de constituir uma exceção: numa esplanada, por exemplo, a generalidade dos fumadores comportam-se usualmente desta forma. Proibidos de fumar no interior da maioria dos estabelecimentos, talvez argumentem que a esplanada é um local de fumadores e que, portanto, estão no seu direito de fumar: quem está mal que se mude. Mas é evidente que os não fumadores também têm direito às esplanadas, sem terem de levar com o fumo dos outros em cima. E quem diz esplanadas, diz uma praia, uma paragem de autocarro ou outro local público.
SPACE
Morrem mais de 20 pessoas por dia em Portugal em consequência do tabaco (metade das quais de doenças cardiovasculares). Longe vão os tempos em que se pensava que o tabaco só prejudicava gravemente a saúde de quem o consumia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável. Compreende-se, por isso, que os fumadores queiram evitar levar com o fumo dos seus próprios cigarros. Mas não o atirem é para cima dos outros. Se não for pedir muito.
SPACE
Desenho retirado do blogue Rick Jaime Comics.

Sem comentários:

Enviar um comentário