27.9.12

A vindima junto ao Pombal do Marquês / O Vinho de Carcavelos

SPACE
Um dia por ano, a população é convidada a participar na vindima das vinhas da Quinta do Marquês de Pombal, afetas à produção do famoso Vinho de Carcavelos, um vinho generoso (tipo Porto), essencialmente branco,
SPACE
(descrito como um vinho com «notas de frutos secos, mel, ligeira madeira, aroma adocicado, sabor doce, macio, com corpo e persistência, boa estrutura de boca e complexidade»)
SPACE
que tem vencido vários prémios (o último dos quais em Maio deste ano, quando o Carcavelos de 2012 foi premiado no Concurso Internacional de Vinhos La Seleccion del Sindaco’12 com a Grande Medalha de Ouro, como o melhor vinho entre os 1300 a concurso).
SPACE
A Região Demarcada de Carcavelos (então delimitada pelas freguesias de Carcavelos e de São Domingos de Rana e parte da freguesia de Oeiras) encontra-se reconhecida desde a Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, mas a sua proteção remonta pelo menos a um Alvará datado de 1772, e existem registos de que no século XVII o vinho aqui produzido já era exportado para Inglaterra (era então conhecido como Lisbon Wine), remontando ao século XIV a documentação da existência de vinhas nesta região.
SPACE
A produção de vinho foi, durante vários séculos, a principal atividade económica de Carcavelos, mas, sobretudo a partir da enorme expansão urbana ocorrida na segunda metade do século XX, a área de vinha foi sendo drasticamente reduzida - e o vinho de Carcavelos chegou a estar em risco de extinção. Vários nomes de marcas de Vinho de Carcavelos que ganharam fama ao longo dos tempos (e que conquistaram prémios nacionais e internacionais) remetem para quintas hoje parcial ou totalmente urbanizadas: Quinta da Bela Vista, Quinta da Alagoa ou Quinta do Barão, por exemplo (esta última foi parcialmente destruída não há muitos anos para a construção de uma polémica via rápida, e as suas cepas serviram de base para o relançamento da vinha na Quinta do Marquês de Pombal, nos anos 80, na área que hoje é conhecida como "vinha velha" - primeira imagem deste artigo). O relançamento da produção do Carcavelos (agora em fase de expansão) deve-se, em grande parte, à Câmara Municipal de Oeiras (no concelho de Cascais - ao qual pertence Carcavelos - não se tem apostado neste vinho).
SPACE
A Festa da Vindima de 2012 decorreu na semana passada, sob um sol impiedoso, e terá tido a maior participação de sempre.
SPACE
SPACE
Pessoas de todas as idades participaram na Festa da Vindima deste ano.
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
SPACE
Este ano, a vindima da Quinta do Marquês de Pombal rendeu 45 mil litros de vinho. Mas o vinho produzido com base nestas uvas não estará pronto a consumir senão daqui a alguns anos. Legalmente, o Vinho de Carcavelos tem de permanecer conservado pelo menos dois anos em madeira e mais seis meses em garrafa. Os critérios de produção que estão a ser seguidos são, no entanto, bastante mais exigentes - mínimo de cinco anos em madeira, sendo que o Carcavelos de 2012 ("Conde de Oeiras"), que recebeu o prémio acima referido e começou agora a ser comercializado, tem mais de dez anos.      
SPACE
A adega do Casal da Manteiga (instalada na antiga Abegoaria pombalina, situada no topo da quinta), onde se produz atualmente o Vinho de Carcavelos.
SPACE
Idem. Neste momento, há 135 mil litros de Vinho de Carcavelos conservados em pipas de carvalho, esgotando a capacidade da adega. Para receber a produção resultante da vindima deste ano, está a ser recuperada uma antiga adega da Quinta do Marquês de Pombal.
SPACE
Fotografias: © 2012 Jorge F. Todos os direitos reservados.

1 comentário:

  1. Olá. Sou estudante na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no curso de Informação Turística. A sua reportagem e documentação deste evento foram relevantes para um trabalho que estou a desenvolver no âmbito duma cadeira do mesmo curso, relacionado com a produção de vinho em Carcavelos, e por isso, fico-lhe agradecido. Dado a sua utilidade, gostaria de saber se me é permitida a utilização de uma ou duas imagens suas, a fim de integrar a minha apresentação do trabalho, cuja data já se aproxima. Mais uma vez, obrigado. Espero que continue a documentação de importantes eventos culturais do nosso país. Cumprimentos.

    ResponderEliminar