24.9.13

Autárquicas V: Tio Carlos (o novo)

_
SPACE
SPACE
SPACE
Painéis da candidatura de Francisco Moita Flores à Câmara Municipal de Oeiras.

(Moita Flores nasceu no Alentejo, viveu em Lisboa e nos últimos anos foi Presidente da Câmara Municipal de Santarém. Agora aterrou em Oeiras para se candidatar a presidente de câmara, depois de, numa entrevista, ter admitido outras hipóteses de candidatura, como Cascais, Loures ou Sintra)
SPACE
SPACE
Até hoje não percebi quem é o tio Carlos (nem o novo, nem o velho), nem a nova Catarina, nem o novo Pedro, nem a nova Patrícia (não são candidatos autárquicos), nem a mensagem que nos queriam transmitir, apesar de me parecerem gente simpática.

(mesmo que o photoshop tenha deixado o Pedro sem um lábio (isto o novo Pedro, se calhar o velho Pedro tinha dois, e nesta história dos lábios talvez haja alguma mensagem eleitoral subliminar que ainda não descodifiquei).
SPACE
Os painéis de propaganda deste candidato do PSD (os painéis não fazem referência ao PSD, mas foi certamente por “esquecimento”) dizem-nos que Moita Flores tem “uma nova ambição”. Só não sabemos qual. É pena. Porque, vamos lá a ver, Hitler, por exemplo, também tinha a sua ambição, e não era coisa que se recomendasse. Dizer que se tem uma ambição é o mesmo que nada.

(e ainda hoje não sabemos se Moita Flores, o santareno, chegou a ter como ambição deixar a Câmara Municipal de Santarém ainda mais endividada do que já estava quando assumiu o cargo, nem se a ambição de Moita Flores, o oeirense, é do mesmo calibre.)
SPACE
Há quem olhe para estes painéis com olhos de publicitário e veja neles uma campanha imaginativa. A própria concepção deste tipo de campanha obedece aos mesmos princípios das campanhas publicitárias. De forma que hoje se tenta vender presidentes de câmara ou primeiros-ministros como quem vende telemóveis ou carros. Não é verdadeira campanha eleitoral: é publicidade.

E é publicidade da cara (estes painéis são muito caros). É notável o dinheirão que se gasta, de Norte a Sul do país, em painéis de propaganda eleitoral obtusos, que, regra geral, nada dizem. Grande parte dos orçamentos de propaganda eleitoral dos principais partidos passaram a ser canalizados para este tipo de solução, precisamente aquela que, de uma forma geral, menos conteúdo transmite. É aliás, relativamente pacífico que este tipo de propaganda tem uma eficácia reduzida junto do eleitorado. Anos atrás, Paulo Portas quis acabar com os painéis de propaganda eleitoral, por serem “inúteis” e de custo “infinitamente superior” ao seu efeito ; mas o partido que lidera (CDS) continua a recorrer a eles de forma abundante, dando a sua contribuição para a estupidificação das campanhas eleitorais – de que constitui exemplo este painel muito recente, mais um vazio de conteúdo:
SPACE
SPACE
Ficamos à espera que um novo tio Carlos ou um novo Moita Flores prefiram transmitir-nos mensagens eleitorais com conteúdo útil. Mas se calhar é pedir muito, talvez a “nova ambição” deles não passe por aí.

SPACE 

Sem comentários:

Enviar um comentário