20.6.13

Osvaldo de Castro

_




Faleceu hoje, em Coimbra, Osvaldo de Castro.
Osvaldo de Castro foi Presidente da Comissão de Assuntos e Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias da Assembleia da República.
Dirigente estudantil durante a crise académica de 1969, Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra, destacou-se no dia 17 de Abril daquele ano, na cerimónia em que os Ministros das Obras Públicas e da Educação e o Presidente da República, Américo Tomás, foram interpelados por Alberto Martins, Presidente da Associação Académica de Coimbra.
Homem de convicções, lutador pela liberdade e democrata genuíno, Osvaldo de Castro foi também um ilustre Advogado na Marinha Grande onde vivia desde 1973 e de cuja Assembleia Municipal foi Presidente.
As suas convicções levaram-no a militar no PCP, do qual foi Deputado e, posteriormente, no PS, onde exerceu igual função. Foi ainda membro dos XIII e XIV Governos Constitucionais.
Representou sempre, com orgulho e humildade, os cidadãos que o elegeram.
Morreu o Advogado, o Deputado – Presidente da 1.ª Comissão -, o antigo Governante, o Pai, o Marido, o Avô e o Amigo. Mas fica o exemplo de coragem, de liberdade, de honestidade, de afabilidade que deu a todos os que tiveram a sorte de com ele se cruzar.

3 comentários:

  1. Tive a sorte de com ele me cruzar. Um Senhor. Deixa o exemplo e a saudade. mtp

    ResponderEliminar
  2. Tive a sorte de com ele me cruzar. Um Senhor. Deixa o exemplo e a saudades. mtp

    ResponderEliminar
  3. Estimada Nélia,
    Fiz link para este texto "inicial e limpo" que agradeço.
    Bem-haja!

    ResponderEliminar